12/04/10

Exercico 2

Facebook

Twitter

Flickr

YouTube


Para mim as redes sociais são espaços de partilha e de proximidade entre as pessoas. Baseia-se numa partilha de textos, opiniões, fotografias, vídeos, músicas e experiências. Todo um universo de relações e interacções que antes não estava disponível à maioria das pessoas e agora quase de acesso universal, de fácil acesso por qualquer cibernauta. Não é por acaso que praticamente todas as grandes marcas de consumo globais já estão nas redes sociais e o mesmo se diga quanto a instituições públicas ou associações.

O funcionamento do Facebook, baseia-se fundamentalmente no Mural (The Wall), é um espaço na página de perfil do usuário que permite aos amigos postar mensagem para ele ver. Ele é visível para qualquer pessoa com permissão para ver o perfil completo, e posts diferentes no mural aparecem separados no News Feed. Muitos usuários usam os murais de seus amigos para deixar avisos e recados temporários. Existe ainda a possibilidade de jogar on-line, e por exemplo a maior parte dos meus amigos joga FarmVille, o ultimo grito na prática de Agricultura ;). Relativamente ao Twitter na minha opinião, é muito útil para dar a conhecer as nossas actualizações e passar a palavra através do tweets. Enquanto o Flikcr é um site de partilha de fotografias e de suporte gráficos, que poderá ser visto por todos. O Youtube é o suporte mais utilizado pelos utilizadores, em que consiste na partilha de vídeos onde é possível comentar e partilhar a nossa opinião.

Assim, a ligação que temos com a internet, em que a nossa privacidade está a vista de todos, e cabe a cada um a decisão de a disponibilizar e a tornar publica.

Neste momento a grande discussão que existe e a meu ver correcta, prende-se com a Legislação da Internet, devido as transacções feitas on-line, bem como a invasão da privacidade nos perfis das pessoas. Existe necessidade de balizar as respectivas fronteiras. Não será um trabalho fácil, mas necessário e essencial na protecção do individuo e do interesse colectivo.

Exercico 1

Sou aluno do 2º ano de Comunicação Empresarial.

Antes da criação do Blog tive algumas dúvidas sobre o que queria do Blog.

Durante bastante tempo quis ter um blog pessoal, pois já participava num blog com amigos do meu anterior curso.

Entretanto decidi que numa 1a fase o blog servirá apenas para a realização dos exercicios para a disciplina de cibercultura, e após o terminus da avaliação o blog continuará como a minha página pessoal, daí a escolha de Hugo's_Office_Communication.

A escolha da plataforma deve-se ao facto de trabalhar anteriormente, já nesta plataforma.